O LEQUE DE ATUAÇÃO DA AGRO.GES
No contexto atual de expansão e consolidação do setor agrícola e de grandes preocupações com a sustentabilidade social e ambiental das iniciativas das empresas deste setor, a AGROGES garante um conjunto de valências que se têm revelado de enorme valor para quem procura os nossos serviços.
Desde o apoio prestado na localização, dimensionamento e conceção técnica dos projetos, até à definição da estrutura de financiamento que a ele melhor se adequa, a AGROGES garante um tratamento personalizado e único a cada cliente que nos procura, trabalhando sempre em prol da criação de valor e da garantia da respetiva sustentabilidade.
Com este objetivo, e olhando sempre cada projeto como único nas suas caraterísticas, a AGROGES apoia os seus clientes na procura das melhores soluções técnicas e de financiamento, que permitem garantir o sucesso na sua implementação.
Os fundos públicos de apoio ao investimento
Na definição da estrutura de financiamento mais adequada a cada projeto, é natural que se comece por olhar para o conjunto de incentivos públicos aos investimentos que estão disponíveis (PDR 2020, Portugal 2020, Vitis, Mar 2020, Estatuto dos Benefícios Fiscais, etc…), e que têm vindo a constituir-se como uma alavanca estrutural e fundamental para a implementação do investimento da maioria dos projetos agrícolas, agroindustriais e florestais, bem como de outros associados a áreas complementares como o turismo.
Ao ser abordada por um cliente para o apoiar neste percurso negocial, a AGROGES logo desde o início, veste a “camisola do cliente”: em conjunto definimos a estratégia a adotar para a melhor sustentabilidade da empresa nas várias vertentes, garantindo a rentabilidade adequada do capital próprio a investir.
Uma das tarefas fundamentais é a análise da empresa promotora e da capacidade financeira dos seus sócios ou acionistas. É muito importante “desenhar” a sociedade promotora mais conveniente para a implementação do projeto, tendo em conta todas as preocupações técnicas, as valências a ser criadas e o enquadramento dos fundos públicos disponíveis. Consciente das especificidades de cada projeto e de cada promotor, a AGROGES trabalha sempre um “fato à medida”, recusando soluções standard que colocam quase sempre em risco o sucesso dos projetos.
No contexto, que hoje atravessamos, de fim de um quadro financeiro europeu e de início de um novo quadro (2021-2027), em que as restrições orçamentais levam à adoção de critérios de avaliação/seleção mais restritivos por parte das autoridades de gestão destes fundos, todo este trabalho personalizado se torna ainda mais relevante.
Numa primeira reunião entre a AGROGES e o promotor ficam logo definidos os aspetos fundamentais dessa estratégia e a análise do enquadramento da situação existente. É este cuidado que permite identificar de forma clara quais são os temas mais determinantes para a adequação da empresa promotora aos critérios de elegibilidade de cada concurso, ficando desde logo claro qual o potencial de acesso aos fundos públicos existentes. O trabalho de desenho do projeto é feito em conjunto e em todas as suas dimensões, para o tornar um projeto ganhador.
Outras fontes de financiamento
Para além dos apoios públicos, todo a restante estrutura de financiamento desempenha um papel fundamental para a viabilidade do projeto, garantindo-lhe consistência e minimizando eventuais estrangulamentos ao longo da sua vida útil. Com esta preocupação, a AGROGES propõe o financiamento mais adequado às caraterísticas do projeto, e procura o parceiro financeiro que lhe oferece as melhores condições. A este propósito, refira-se que a AGROGES tem parcerias estabelecidas com diversas instituições financeiras (banca comercial, banca de investimento, fundo de investimento, etc…), o que nos permite conseguir respostas muito rápidas da sua parte.
Caso o promotor do projeto pretenda encontrar um parceiro de capital através de fundos de capital ou potenciais acionistas, a AGROGES fornece também todo o apoio na procura do “parceiro certo”.
Sustentabilidade ambiental e responsabilidade social
Cada vez mais os projetos são interdisciplinares e têm de ter valências e competências transversais. Por essa razão a área da sustentabilidade ambiental e responsabilidade social é uma das preocupações em todos os projetos, visando garantir a sua sustentabilidade futura. Nessa área, a AGROGES disponibiliza serviços complementares como são o caso do cálculo da pegada de carbono, da pegada hídrica ou da pegada energética, e aconselha as alterações que devem ser introduzidas no projeto de forma a minimizar ou mesmo neutralizar o seu impacto. Estes cálculos, que utilizam metodologias sólidas validadas por um conjunto de entidades internacionais de referência, tanto podem ser centradas nos “produtos”, como assumirem uma vocação essencialmente corporativa ou institucional. Os resultados das metodologias que utilizamos são certificáveis (por organismos devidamente credenciados para tal) e comunicáveis, para que os stakeholders melhor possam reconhecer o papel da empresa nesta área.
Otimizar os apoios ao rendimento no âmbito das ajudas da PAC
Frequentemente, nos resultados das empresas que desenvolvem uma atividade agrícola, os apoios ao rendimento (atribuídos no âmbito da Política Agrícola Comum) desempenham também um papel muito relevante.
No pacote dos apoios ao rendimento, o conhecimento sobre o que vai acontecer no âmbito do regime de pagamento base, do greening e, futuramente, do eco esquema e de todo o conjunto de medidas agroambientais que vão começar agora a ser desenhadas para o próximo período de programação (PAC pós 2020), são fundamentais para garantir a sustentabilidade ambiental e económica da sua exploração.
Também neste âmbito a AGROGES tem vindo a desenvolver trabalho de mérito reconhecido, ao longo dos anos. A participação de alguns dos seus colaboradores em diversos grupos de trabalho e de acompanhamento de reforma da PAC e a solidez das metodologias de projeção desenvolvidas, permitem à AGROGES prestar um conjunto de serviços de aconselhamento às empresas, para que estas se posicionem o melhor possível para poderem vir a usufruir dos vários instrumentos disponíveis. A título de exemplo refira-se que a AGROGES prestou mais de 200 aconselhamentos antes do início da vigência da PAC 2013-2020, com ganhos muito assinaláveis para quem contratou tais serviços.
Com a enorme base de informação que possui e as sólidas metodologias que utiliza, a AGROGES está já em condições de efetuar a simulação dos impactos da PAC pós-2020 nos regimes e ajudas de cada exploração. Este serviço inclui a repetição dessa simulação à medida que alguns dos pressupostos assumidos venham (ou não) a confirmar-se.
Novos instrumentos de gestão de risco – os fundos mutualistas
A AGROGES tem vindo a desenvolver igualmente um esforço no sentido de proporcionar aos seus clientes o serviço de conceção e implementação de fundos mutualistas, para que os vários sócios das Organizações ou Agrupamentos de Produtores possam ativamente vir a usufruir de apoios ao rendimentos com condições e regras desenhadas de forma equitativa, e que possam funcionar como compensação para variabilidade excessiva do rendimento gerado pelas suas atividades, que possa vir a ocorrer por quebras na produtividade, no preço de mercado ou nos custos dos fatores de produção. Também nesta área a AGROGES acompanha a estratégia dos fundos operacionais, quer no seu desenho, quer na sua implementação para que os fundos sejam de facto uma mais-valia para os produtores associados e para a organização.
Acesso aos mercados
Na área de acessos aos mercados a AGROGES potencia a internacionalização das empresas pelo apoio e desenho de candidaturas aos fundos públicos disponíveis (Portugal 202O e OCM da vinha), implementa os referenciais de qualidade essenciais para os mercados de destino, assim como acompanha a certificação e forma de comunicação das certificações alcançadas.
Em todas estas áreas, a AGROGES contribui igualmente em termos cívicos, através da sua participação em conferências e grupos de trabalho, para ajudar a esclarecer e desenhar os instrumentos mais adequados para servir a agricultura e os agricultores. Estamos sempre a inovar para o servir. Orgulhamo-nos da confiança que temos vindo a merecer por parte de um grande número de agentes económicos.
ALGUNS CLIENTES DA ÁREA CORPORATE
Manuela Nina Jorge
mnjorge@agroges.pt