O SETOR DA FRUTA E DAS HORTÍCOLAS: OS SEUS ATRIBUTOS, ENTRAVES E PODER DE COMPETITIVIDADE
O episódio 10 de “A Terra e os Homens” é inteiramente dedicado a um dos setores mais importantes da agricultura portuguesa, apesar de ocupar apenas 7% da superfície agrícola utilizada no continente. Trata-se do setor da fruta e das hortícolas.
Em termos económicos, este setor representa cerca de um quinto da produção agrícola nacional, contribuindo para o rendimento de centenas de milhares de agricultores, a maioria dos quais de pequena dimensão.
Face aos restantes países da Europa, Portugal continua longe de acompanhar a expansão, os progressos técnicos e a sua organização estrutural. Mesmo tendo condições – mais calor, mais luminosidade e menos geadas – que permitem produzir, em princípio, produtos de melhor qualidade. Sem esquecer da mão de obra mais barata e abundante.
Neste episódio é feita uma análise ao estado do setor em Portugal, os seus atributos, os entraves ao crescimento, a sua presença no comércio externo e o seu poder de competitividade. Além da falta de apoio político aos rendimentos da indústria.
O episódio conta com as intervenções de Isabel Patrocínio, Administradora de “O Melro”, António Calisto, empresário agrícola, Fernando Oliveira, da Lourifruta e, por fim, a entrevista ao Engenheiro Ramos Rocha, presidente SIMA. Este reflete sobre os efeitos da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE) e a ausência de uma estratégia adequada para abordar o mercado nacional e internacional. Em conversa, aborda-se ainda como Portugal, sendo um país pequeno e com as mais diversas fragilidades, pode sobreviver num contexto comercial tão agressivo, e que esforços estão a ser feitos para responder às exigências do consumidor, em termos de qualidade.
O comentário final é da responsabilidade do Professor Francisco Avillez que interpreta a atual situação do setor hortofrutícola.