Seminário “Copernicus para os setores florestal e agrícola em Portugal”.
“Congresso Internacional PineaSpot”.
A Agroges, através da equipa do seu Departamento Florestal, tem investido na formação e especialização contínua, participando em várias ações de formação, cursos de especialização, congressos e seminários, com vista à aquisição e consolidação de conhecimentos e competências em temas diversos relacionados com a atividade florestal.
Em resposta aos recentes desenvolvimentos legislativos que regulamentam o mercado voluntário de carbono em Portugal, destaca-se a participação da equipa florestal em cursos de especialização relacionados com a temática do sequestro de carbono e de outros serviços dos ecossistemas, assim como com a gestão da matéria orgânica do solo para potenciar a sua capacidade de armazenamento de carbono atmosférico.
No âmbito da mesma temática, a Agroges aposta no reforço do conhecimento em novas metodologias e tecnologias que facilitem a recolha de dados e de informação de base para uma participação mais adequada numa área de negócio relevante para a empresa, como é o caso da quantificação e monitorização do sequestro de carbono. Neste contexto, a equipa técnica florestal participou no Seminário “Copernicus para os setores florestal e agrícola em Portugal”, uma organização conjunta da Direção-Geral do Território (DGT) e da Agência Espacial Portuguesa, onde foram debatidas e apresentadas soluções inovadoras decorrentes da utilização de dados de satélite de Observação Terrestre.
Numa vertente mais técnica, a equipa florestal da Agroges participou também no “Congresso Internacional PineaSpot”, inteiramente dedicado à fileira do Pinheiro manso. Este congresso destacou-se pela apresentação e discussão das mais recentes conclusões de variados projetos de investigação, de soluções inovadoras e das recentes orientações e boas práticas na silvicultura do pinheiro manso, num evento de transferência e de divulgação de conhecimento que reuniu técnicos, proprietários e investigadores de vários países.