No passado dia 12 de fevereiro, a AGRO.GES promoveu uma reunião restrita a cerca de 60 clientes e amigos (representantes de 42 casas agrícolas nacionais), centrada na discussão sobre “GOVERNANCE EM EMPRESAS AGRÍCOLAS FAMILIARES: OS DESAFIOS DE HOJE”, um tema da maior relevância para o tecido empresarial agrícola português.
No contexto de uma economia cada vez mais globalizada, em que grandes grupos empresariais internacionais e, muitas vezes, fundos de investimento investem na agricultura portuguesa, coloca-se um desafio de resiliência às empresas agrícolas familiares: como podem estas empresas, de forma sustentável, servir os propósitos da família em vertentes tão diversas como o património, a governance, a estratégia familiar, a sucessão e, transversalmente, contribuir para rentabilidade dos ativos e a criação de valor para os acionistas.
Para nos ajudar nesta discussão, a AGROGES convidou Manuel Bermejo (Professor da IE Business School de Madrid e representante da empresa The Family Advisory Board), cuja intervenção de excelência proporcionou uma troca de impressões e de pontos de vista muito produtivos.
No final da sessão, houve um momento de chillout, que foi seguido de um momento informal de perguntas e respostas, onde alguns dos participantes tiveram a oportunidade de trocar algumas impressões com o Professor Manuel Bermejo.
Esta foi a primeira de diversas iniciativas que a AGRO.GES pretende promover, como forma de apoiar as empresas agrícolas de base familiar a enfrentar os desafios e governance com que estão permanentemente confrontadas.