Francisco Gomes da Silva
DIRECTOR GERAL
Licenciado em Engenharia Agronómica, com a especialidade de Economia Agrária e Sociologia Rural, pelo Instituto Superior de Agronomia da então Universidade Técnica de Lisboa (hoje Universidade de Lisboa) em 1987.
Pós-graduado em Ciências Empresariais, pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em 1990.
Doutorado em Agronomia, pelo Instituto Superior de Agronomia da então Universidade Técnica de Lisboa (hoje Universidade de Lisboa), em 1998.
Atualmente Professor auxiliar do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, onde leciona, desde 1987 (tendo suspendido essa função entre 2013 e 2104, para exercício de funções governativas), disciplinas das áreas de Economia Agrária, Políticas Agrícolas e de Desenvolvimento Rural, Organização e Gestão da Empresa e Análise e Planeamento de Projetos.
Sócio fundador da AGROGES, Sociedade de Estudos e Projetos, que iniciou a sua atividade em 1989. Aí exerceu inicialmente as funções de técnico e posteriormente de coordenador de projetos, com interrupções ditadas pela realização das provas de doutoramento e pelo desempenho de função governativa.
Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural do XIX Governo Constitucional entre Fevereiro de 2013 e Outubro de 2014.
Representante pessoal da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território do XIX Governo Constitucional no Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia, entre Julho de 2012 e Janeiro de 2013
Assessor do gabinete da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território do XIX Governo Constitucional, entre Agosto de 2011 e Julho de 2012.
Membro do Conselho de Administração da Agromais Plus, entre Março de 2008 e Julho de 2011.
Diretor Agrícola da DAI – Sociedade de Desenvolvimento Agroindustrial entre 1999 e 2002, desempenhado entre 2002 e 2007 as funções de Assessor do Conselho de Administração da mesma empresa.
Membro do Conselho de Gerência da Casa Agrícola Quinta da Foz – Sociedade Agropecuária entre 2002 e 2007.
Administrador da Sociedade Agrícola do Faiel, entre 1995 e 1999.
Participou como orador em diversas conferências, congressos e seminários, tanto em Portugal como no estrangeiro, e publicou diversos artigos técnicos e científicos e capítulos de livros, principalmente nas áreas de Análise e Planeamento de Projetos, Economia da Água e Politica Agrícola e de Desenvolvimento Rural.
Tem igualmente experiência em projetos desenvolvidos em Angola, Moçambique e Cabo Verde, adquirida no Instituto Superior de Agronomia (Angola), na AGROGES (Angola e Cabo Verde) e na DAI (Moçambique).