Uma narrativa de valores partilhados
A parceria entre a ELAIA e a AGRO.GES tem sido um elemento fundamental nos últimos anos de atividade da AGRO.GES, para quem é um privilégio poder colaborar de forma muito próxima com o maior projeto olivícola a nível mundial.
Com a conclusão do projeto de Alqueva, o forte crescimento mundial do consumo de azeite e a concretização do programa nacional de plantação de 30.000 novos hectares de olival, a ELAIA posicionou-se imediatamente como um importante investidor nacional. Desde 2007 plantou já cerca de 10.000 hectares de modernos olivais no Alentejo.
A AGRO.GES tem o privilégio de colaborar neste projeto desde essa altura. Com uma parceria estabelecida em Julho de 2007, coincidindo com o início do PRODER, a AGRO.GES tem apoiado a ELAIA sucessivamente na procura das melhores soluções de financiamento público, nomeadamente ao abrigo dos programas PRODER e PDR 2020. Colaborando na definição de planos de negócio, definição do enquadramento nestes programas, apresentação e acompanhamento de candidaturas e pedidos de pagamento, a AGRO.GES participa em todas as fases do processo de financiamento público de forma a assegurar a mais adequada tramitação dos processos e a maximização dos apoios a receber pela ELAIA. Foram assim financiados, com apoio da AGRO.GES, milhares de hectares dos mais modernos olivais a nível mundial e dois lagares de azeite, com uma capacidade combinada de laboração de aproximadamente 100.000 toneladas de azeitona por campanha, produzindo mais de 15.000 toneladas de azeite anualmente.
Complementarmente, no âmbito desta parceria a AGRO.GES apoia a ELAIA sempre que necessário com uma diversidade de serviços que incluem, entre outros, o apoio no âmbito das ajudas diretas (maximização da utilização dos direitos RPB), na avaliação de propriedades para diversos efeitos (nomeadamente expropriações) e na defesa do sector olivícola nacional.
Pelos seus valores que partilhamos, pelo excelente relacionamento que construímos, pelo inegável contributo da ELAIA para o desenvolvimento da agricultura nacional, esta é uma parceria que muito nos honra e com a qual muito temos aprendido.
A partilhar a mesma perspetiva, a ELAIA deixa o seu testemunho acerca desta relação de confiança e trabalho de equipa.
AGROGES: Quando e com que objetivo é que a ELAIA iniciou a sua relação com a AGRO.GES?
ELAIA: A relação da ELAIA com a AGRO.GES teve início no ano de 2007 com o objetivo prestar assessoria e consultoria experiente em vários domínios. Um aspeto importante, desde o início do projeto ELAIA, foi o acompanhamento dos vários investimentos que fizemos tanto nas herdades como nos lagares. A AGRO.GES era o parceiro ideal por apresentar conhecimentos sólidos na área do acesso e submissão às ajudas comunitárias. Queríamos que tudo corresse bem. Desde o primeiro momento, a AGRO.GES apoiou-nos no enquadramento, elaboração e submissão de candidaturas em vários quadros comunitários para apoio aos investimentos, assim como nos vários pedidos de pagamento que se seguiram.
Adicionalmente, esta parceria mostrou-se mais abrangente sempre que surgiram outros temas. Ao longo dos últimos 12 anos, por várias vezes, pedimos conselhos e assessoria em outras áreas como o apoio à tomada de decisões e até mesmo avaliações de herdades e olivais. De todas as vezes, a equipa da AGRO.GES foi presente e apresentou respostas de qualidade.
AGROGES: De que forma é que o trabalho realizado pela AGRO.GES acrescentou/acrescenta valor à ELAIA e ao seu negócio? Quer dar exemplos?
ELAIA: O seu trabalho, assente em 30 anos de experiência no sector e com várias valências, contribui de uma forma positiva para o nosso crescimento, apoiando a tomada das decisões e apontando para soluções ante os desafios com que nos confrontamos dia-a-dia. Com um peso decisivo destacamos o alinhamento dos quadros comunitários de apoio vigentes, ou em conceção, com as estratégias de desenvolvimento da ELAIA. Estamos certos que nos ajudaram a aproveitar as oportunidades dadas ao estabelecimento e desenvolvimento dos olivais e lagares em espaço rural, com várias candidaturas de apoio ao investimento agrícola submetidas e aprovadas e investimentos efetivamente pagos.
AGROGES: Recomendaria os serviços da AGRO.GES a outras empresas ou parceiros? Quais as razões principais para o fazer?
ELAIA: Sem qualquer dúvida que recomendaria os serviços da AGRO.GES, pela sua experiência, competência e visão nas áreas da agricultura, economia agrária e todas as suas vertentes.
AGROGES: Escolha 3 palavras ou expressões que, em seu entender, melhor descrevem a AGRO.GES.
ELAIA: Se tivesse que descrever a AGRO.GES em três palavras escolheria Profissionalismo, Competência e Rigor.