Com base na experiência de cerca de 800 projetos desenvolvidos com agentes do setor e de mais de 20 anos de apoio ao desenho da política agrícola, a nível nacional e internacional, a AGRO.GES oferece soluções únicas para integração e demonstração de práticas sustentáveis na agricultura e agro-indústria.
Alterações climáticas no setor agrícola, florestal e agro-industrial
A agricultura é, simultaneamente, um dos setores mais sensíveis aos efeitos das alterações climáticas – estima-se que, em muitas regiões, os rendimentos diminuam 20 a 30% e a qualidade da produção seja afetada – e contribuinte relevante para a emissão de gases com efeito de estufa, sendo responsável por 14%, do total mundial.
As empresas do setor estão na vanguarda do cálculo da pegada de carbono de produtos, identificando medidas custo-eficazes de melhoria de desempenho ambiental e económico, e comunicando o compromisso em mercados business-to-business (B2B) e business-to-consumer (B2C).
Soluções AGRO.GES
- Cálculo de pegada de carbono de produtos (Carbon Trust Footprint ExpertTM Registered Consultant)
- Quantificação de emissões e sequestro de carbono na cadeia de valor (The Greenhouse Gas Protocol Coporate e Scope 3 Standards)
- Planos de mitigação e adaptação
- Resposta a requisitos e pedidos de informação
Pegada hídrica de produtos agro-industriais
As áreas agrícolas utilizam 70% de toda a água captada subterrânea e superficialmente, a nível mundial. A escassez de água afeta atualmente todos os continente e mais de 40% da população mundial, limitando a capacidade de produção agrícola em muitas regiões. É o caso da bacia do Mediterrâneo, onde se prevê que a alteração dos padrões de precipitação aumente os períodos de seca e os níveis de desertificação.
A utilização de indicadores como a pegada hídrica – que quantifica o volume total de água doce utilizado, de forma direta e indireta, na produção de um determinado produto – é essencial para avaliar a exposição dos produtores a estes efeitos e para definir medidas eficazes de mitigação.
Soluções AGRO.GES
- Cálculo da pegada hídrica de produtos nas componentes azul, verde e cinzenta (Water Footprint Network Methodology)
Sustentabilidade na cadeia de fornecimento agro-industrial
Uma parte significativa dos impactes ambientais e sociais das empresas tem origem na cadeia de fornecimento. É o caso de alguns produtos agro-industriais, em que cerca de 80% das emissões de gases com efeito de estufa ocorre na produção agrícola.
Gerir riscos, reduzir custos e melhorar o desempenho global de sustentabilidade, são motivações que levam cada vez mais empresas a definir objetivos de aquisição de matérias-primas agrícolas de fontes sustentáveis, tornando este um aspeto crítico também para os produtores nacionais.
Soluções AGRO.GES
- Avaliação global de sustentabilidade de cadeias de fornecimento
- Definição de planos de envolvimento e melhoria de desempenho de sustentabilidade de fornecedores
- Cumprimento de requisitos de agricultura sustentável de clientes
- Definição e implementação de planos de biodiversidade (e.g. iniciativa Business and Biodiversity)
- Implementação de sistemas de gestão ambiental e de qualidade (BRC – British Retail Consortium, ISO 14001, GlobalG.A.P.) [Departamento de Qualidade]
- Resposta a pedidos de informação (e.g. CDP Supply Chain, questionários específicos de grandes clientes)
Relatórios de sustentabilidade de empresas agrícolas, florestais e agro-industriais
Os relatórios de sustentabilidade são hoje documentos fortemente valorizados como instrumento de comunicação transparente entre as organizações e os seus stakeholders. As guidelines GRI (Global Reporting Initiative), o mais reconhecido standard internacional, são já utilizadas por cerca de 5000 empresas, de todos os setores de atividade, em mais de 60 países.
Apesar de ser ainda um processo voluntário, assiste-se atualmente a uma tendência clara no sentido de autoridades governamentais e reguladores de mercados capitais tornarem obrigatório o reporte de informação sobre os aspetos ambientais, sociais e económicos associados à atividade das empresas.
Soluções AGRO.GES
- Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade de acordo com a guidelines Global Reporting Initiative (GRI G3 e Suplementos Setoriais)
Planos de Sustentabilidade enquadrados pela reforma da Política Agrícola Comum
Uma das prioridades da Política de Desenvolvimento Rural da União Europeia para 2014-2020 será a transição para uma economia de baixo carbono e resistente às alterações climáticas nos sectores agrícola, agro-industrial e florestal, a par do uso eficiente dos recursos naturais e da preservação dos ecossistemas associados à agricultura e à floresta.
Após 2013, o acesso aos sistemas de apoio e incentivo à atividade agrícola, enquadrados nas medidas agro-ambiental e clima, estará condicionada à adoção de boas práticas agrícolas/ambientais e à sua demonstração objetiva, através de indicadores quantificáveis.
Soluções AGRO.GES
- Enquadramento para o financiamento de compensação de perda de rendimento e de custos incorridos devido a compromissos assumidos na aplicação de boas práticas agrícolas/ambientais
- Quantificação dos resultados decorrentes das práticas ambientalmente sustentáveis
- Desenvolvimento de instrumentos para a comunicação de boas práticas.